Histórico do InPLA

O InPLA – Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada – é um evento pioneiro em Linguística Aplicada no país. Realizado bienalmente, o InPLA configura-se como espaço de debate em construção contínua por grupos de pesquisadores e tem sido organizado, desde seu inicio, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Pontifícia Universidade Católica – São Paulo (PUC-SP). Em sua 20ª vigésima edição, traz como tema As Múltiplas Faces da Linguagem que será realizado no período de 11 a 14 de novembro de 2015, no campus Perdizes da PUC-SP, rua Monte Alegre, 984, São Paulo. O evento reunirá pesquisadores nacionais e estrangeiros, docentes e discentes de pós-graduação e graduação de universidades brasileiras com apresentações e discussões de trabalhos, concluídos ou em andamento, integrados ao tema proposto.

O 20º Inpla objetiva envolver pesquisadores nacionais e estrangeiros, pós-graduandos e graduandos na divulgação das tendências mais recentes de pesquisa em Linguística Aplicada; refletir sobre as diferentes perspectivas teóricas e disciplinas afins que têm alimentado a área; avaliar diferentes campos de pesquisa e intervenção junto a objetos da Linguística Aplicada e estudos da linguagem; contribuir para a consolidação da área no Brasil; e, por fim, oferecer um fórum para interação entre pesquisadores nacionais e estrangeiros.

A programação prevê a realização de mesas-redondas coordenadas por professores do Programa de Pós-Graduação em LAEL e organizadas com professores convidados – brasileiros e estrangeiros, bem como simpósios e comunicações, nos dias 12 a 14/11 com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros; pós-graduandos, graduandos e profissionais que trabalham com linguagem em contextos educacionais ou não. No dia que antecede o evento, 11/11, estão previstas as seguintes atividades: reuniões de grupos de trabalho (GT) e de pesquisa (GP).