1. Preciso fazer o relatório semestral?
    Todos os alunos matriculados devem fazê-lo.
  2. O que acontece se eu não o fizer?
    Se for bolsista, poderá ter sua bolsa cancelada e seu orientador será comunicado. Se não for bolsista, seu orientador será comunicado. Em ambos os casos, o não-preenchimento traz prejuízo ao Programa. A CAPES pode solicitar a qualquer momento o relatório dos bolsistas. Caso o LAEL não disponha de todos os relatórios em dia, pode ser punido.
  3. Quantos relatórios devo apresentar?
    Um para cada semestre em que estiver matriculado.
  4. O que deve conter o relatório?
    O relatório é retroativo ao semestre recém-encerrado. O conteúdo é aquele especificado no  formulário online.
  5. Como devo fazer o relatório semestral?
    Pelo formulário online.
  6. O que devo fazer depois de preencher o relatório semestral?
    Entre no seu email e imprima o PDF do relatório, a ficha de parecer do orientador e o boletim de notas ou histórico escolar. Assine e entregue tudo ao seu orientandor. Você pode entregar também outros documentos que achar pertinentes.
  7. O que o orientador deve fazer em relação ao meu relatório de pesquisa?
    O orientador preparará o parecer, por meio do qual avaliará o seu desempenho. O orientador pode entregar a documentação de volta a você ou diretamente à Maria Lúcia. Se o orientador devolver a documentação a você, encaminhe-a à Maria Lúcia. No caso de bolsistas, o professor orientador deverá indicar no formulário se recomenda a manutenção ou interrupção da bolsa. Caso recomende a interrupção da bolsa, o orientador informará a coordenação e a comissão de bolsas para as providências cabíveis. Caso recomende a manutenção da bolsa, não precisa informar a coordenação nem a comissão de bolsas.
  8. Como eu fico sabendo a avaliação do meu relatório de pesquisa?
    Se o orientador entregar a documentação a você, você pode consultar o parecer diretamente. Mas se o orientador entregar a documentação à Maria Lúcia, nem ela nem a coordenação pode revelar o conteúdo do parecer. Nesse caso, você pode pedir ao orientador para lhe informar.  A coordenação não divulga o resultado da avaliação do relatório ao aluno.
  9. Quando devo entregar o relatório?
    Os relatórios referentes aos primeiros  semestre devem ser entregues até 15 de agosto do semestre seguinte. Por exemplo, o relatório do primeiro semestre de 2017 deve ser entregue até 15 de agosto de 2017.
    Os relatórios referentes aos segundos  semestres devem ser entregues até 15 de fevereiro do semestre seguinte. Por exemplo, o relatório do segundo semestre de 2017 deve ser entregue até 15 de fevereiro de 2018. A exceção é o relatório referente ao segundo semestre de 2016, que deve ser entregue até 30 da abril de 2017.
    Consulte esse e demais prazos na agenda de compromissos do LAEL.
  10. Esse prazo refere-se ao relatório ou ao parecer do orientador?
    Esse prazo refere-se ao envio do relatório pelo site e não ao recebimento do parecer do orientador. Não há um prazo fixo para o parecer do orientador.
  11.  O que acontece se eu não entregar?
    Os alunos que não entregarem relatório serão convocados pela coordenação para se justificar. Os nomes dos bolsistas que não entregarem relatório serão enviados à comissão de bolsa para as medidas cabíveis, incluindo a perda da bolsa de estudo.
  12. Como devo digitar as informações?
    Em ‘sentence case’; não escreva as palavras todas em maiúscula ou todas em minúscula, por favor.
    Sim:
    Maria da Silva
    A pesquisa aqui desenvolvida…
    Não:
    MARIA DA SILVA
    A PESQUISA AQUI DESENVOLVIDA…
    Não:
    maria da silva
    a pesquisa aqui desenvolvida
  13. Para que serve o relatório?
    A prestação de contas de projeto de pesquisa é parte integrante da vida acadêmica, e o relatório é parte importante da prestação de contas. Desse modo, a produção do relatório serve para familiarizar os alunos com essa prática que será rotineira na sua vida de pesquisador. Além disso, serve para organizar as informações do projeto e ajuda a manter o aluno em dia com os prazos e demais obrigações. Assim, espera-se que o relatório ajude o aluno a se organizar e a defender a tese/dissertação no prazo e em boas condições.