1. Preciso ter cumprido todos os créditos do LAEL para fazer o exame de qualificação de mestrado ou doutorado?
    Não.
  2. Quais são os procedimentos para marcar o qualificação?
    ANTES DE MAIS NADA, consulte o orientador. Se o orientador der a aprovação para realização do qualificação, siga as orientações da PUCSP.  Isso inclui pedir a verificação de processo na secretaria da PUCSP (Ato da Pró-Reitoria de Pós-Graduação 02/2014). Feita a verificação de processo, peça ao orientador para determinar a data, horário e banca. Determine os membros da banca.  Definidos a banca, data e horário, comunique a Maria Lúcia, para preparação da ata, reserva de sala e demais procedimentos.
  3. Com quanto tempo de antecedência devo enviar a dissertação ou tese para os examinadores?
    Consulte cada examinador para saber quanto tempo cada um exige. Mas nunca menos de 10 dias.
  4. Qual o formato da dissertação ou tese que deve entregar à banca? Em papel ou eletrônica? Por correio, email ou em mãos? Encadernada em espiral? etc.
    A entrega do volume em mãos ou por correio, impresso e encadernado, é o default. Para as demais opções, consulte a banca.
  5. O que deve constar no volume entregue?
    Consulte o orientador.
  6. Posso ser reprovado no qualificação?
    Trata-se de um exame, portanto, sim, é possível ser reprovado.
  7. O que devo fazer se for reprovado?
    O exame deve ser remarcado. Consulte o orientador sobre como proceder.
  8. Posso fazer o qualificação a distância, por vídeo conferência ou Skype?
    Sim, a banca pode participar a distância, por meio de vídeo-conferência ou Skype. A vídeo-conferência exige um equipamento especial, tanto do lado do PUCSP quanto do lado da instituição do professor examinador. O Skype não exige equipamento especial, porém é recomendável o uso de conexão de Internet cabeada, não wi-fi. Para usar conexão cabeada ou vídeo-conferência, é  preciso reservar com antecedência junto ao setor de audiovisual da PUCSP (telefone 3670-8013), por meio do email dti-transmissao@pucsp.br. O professor orientador deve fazer a reserva. De qualquer modo, devido à possibilidade de problemas de conexão, é recomendável que o professor que participará a distância prepare um parecer por escrito e o envie ao orientador, para ser lido caso necessário.
  9. Quando devo realizar o exame de qualificação?
    Consulte a agenda.