O exame de qualificação complementar é uma etapa para a obtenção do doutorado no LAEL. Consiste em:

  • Para alunos ingressantes antes do segundo semestre de 2019: O doutorando deve publicar ou submeter à publicação um artigo, em periódico nacional ou estrangeiro, em língua portuguesa ou estrangeira, de Qualis A1 a B5. O artigo deve ser de autoria individual.
  • Para alunos ingressantes a partir do segundo semestre de 2019: O doutorando deve publicar ou submeter à publicação dois artigos, em periódicos nacionais ou estrangeiros, em língua portuguesa ou estrangeira, de Qualis A1 a B5. Os dois artigos podem ser de autoria individual, ou um artigo pode ser de autoria individual e um em coautoria.
  • Essa exigência deve ser cumprida antes de marcar o terceiro exame de qualificação do doutorado. Ou seja, o artigo é um pré-requisito para qualificar.

Há uma  modalidade de artigo aceita pela CQCP a partir do segundo semestre de 2019:

  1. Modalidade 1: Artigo publicado ou aceito para publicação em periódico Qualis A1, A2, B1, B2, B3, B4, ou B5. Caso haja rebaixamento do Qualis durante o processo de avaliação, prevalece o Qualis da revista do momento da submissão.

A modalidade 2 (artigo submetido à comissão para avaliação por pareceristas anônimos nomeados pela CQCP) não existe mais a partir do segundo semestre de 2019. A decisão foi tomada pelo colegiado na reunião ordinária de março de 2019.

O comprovante da submissão, do aceite ou publicação do artigo deve ser enviado por formulário eletrônico apenas.

Passos para submeter artigo à comissão, modalidade 1 :

  1. Conhecer as normas. Consulte as normas e os prazos que se aplicam ao seu caso, de acordo com o semestre em que precisa qualificar. Fique atento, nas normas, aos prazos referentes à modalidade de artigo que pretende apresentar (1 ou 2).
  2. Fazer um planejamento do calendário até a defesa. A fim de preencher o formulário eletrônico, o aluno deve ter uma previsão das datas a seguir. Essas datas podem ser alteradas posteriormente:
    • Data pretendida da terceira qualificação: 60 dias antes do depósito, no mínimo.
    • Data pretendida do depósito: 40 dias antes da defesa, no mínimo.
    • Data pretendida da defesa: 48 meses desde a matrícula, no máximo, caso não tenha sido conferida prorrogação.

Consulte os prazos sugeridos para redação e submissão nas agendas de compromissos.

Consulte a lista de periódicos para os quais você pode submeter trabalhos. A relação não é completa, portanto você pode escolher outras revistas que não estejam listadas.

Dúvidas, etc: Consultar o menu de dúvidas. Se a dúvida não for sanada lá, escrever para a coordenação, que repassará sua dúvida à comissão.