Versão de 2021-12

A Qualificação complementar é uma etapa para a obtenção do doutorado no LAEL e consiste na submissão de duas publicações:

  • O doutorando deve ter publicado ou ter o aceite para publicação de dois artigos, em periódico nacional ou estrangeiro, em língua portuguesa ou estrangeira, de Qualis A1 a B3. Os artigos podem ser em co-autoria com o orientador ou com algum colega. Caso haja rebaixamento do Qualis      durante o processo de avaliação, prevalece o Qualis da revista do momento da submissão.
  • Outra modalidade de publicação é o capítulo de livro com comitê científico ou editorial.
  • As duas publicações podem compreender um capítulo de livro e um artigo, dois capítulos de livro ou dois artigos.
  • Essa exigência deve ser cumprida antes de marcar o terceiro exame de qualificação do doutorado, ou seja, a publicação dos artigos/ capítulos de livros é um pré-requisito para qualificar.

O comprovante da submissão, do aceite ou publicação do artigo deve ser enviado por formulário eletrônico apenas.

Passos para submeter artigo à comissão, modalidade 1:

  1. Conhecer as normas. Consulte as normas e os prazosque se aplicam ao seu caso, de acordo com o semestre em que precisa qualificar. Ao ler as normas, fique atento aos prazos.
  2. Fazer um planejamento do calendário até a defesa. A fim de preencher o formulário eletrônico, o aluno deve ter uma previsão das datas a seguir. Essas datas podem ser alteradas posteriormente:
    • Data pretendida da terceira qualificação: 60 dias antes do depósito, no mínimo.
    • Data pretendida do depósito: 40 dias antes da defesa, no mínimo.
    • Data pretendida da defesa: 48 meses desde a matrícula, no máximo, caso não tenha sido conferida prorrogação.

Consulte os prazos sugeridos para redação e submissão nas agendas de compromissos.

Consulte a lista de periódicos para os quais você pode submeter trabalhos. A relação não é completa, portanto, você pode escolher outras revistas que não estejam listadas.

No caso de dúvidas, consultar o menu de dúvidas. Se a dúvida não for sanada lá, escrever para a marciamartins@pucsp.br com cópia para a coordenação.