1. O certificado de curso online de língua estrangeira (inglês ou francês) de 40 horas da Cogeae vale como comprovante de profiência em língua estrangeira para o LAEL?
    Se o curso inteiro ou apenas a prova final for presencial, então vale. Mas se a prova não for presencial, você terá de prestar o exame de proficiência do LAEL. Se os módulos forem inteiramente online (aulas e prova), você pode preferir fazê-los para se preparar para o exame do LAEL.
  2.  Fiz o primeiro módulo do curso de língua estrangeira da Cogeae, mas o segundo módulo não será oferecido. Apenas o certificado do primeiro módulo vale como comprovante para o LAEL?
    Não, é preciso ter o certificado dos dois módulos. Caso contrário, você deve prestar a prova de profiência do LAEL.
  3. Preciso me inscrever para a prova de francês?
    Não precisa inscrição. Apenas avise a Maria Lúcia que pretende fazer a prova. Se não puder avisar, compareça assim mesmo. Tanto aqueles que avisaram quanto os que não avisaram devem assinar a lista de presença.
  4. O COGEAE mudou a sistemática do curso de língua estrangeira: o programa do curso do segundo semestre é muito parecido com o do primeiro. Devo fazer o segundo semestre mesmo assim?
    Sim, pois a exigência é que o aluno faça os dois semestres do curso de leitura em língua estrangeira.
  5. Preciso pagar algum valor para fazer a prova de proficiência do LAEL?
    Não.
  6. Caso eu seja reprovado na prova, posso fazer novamente no próximo semestre?
    Sim, quantas vezes for necessário.
  7. A prova é oferecida uma vez por semestre?
    Sim.
  8. Qual o formato da prova?
    Perguntas dissertativas de compreensão de texto.